EMPRESA
TrajanoViana.com é uma empresa dedicada ao treinamento profissional, consultoria e projetos.
Atualmente tem maior atuação na área de energia solar fotovoltaica, ministrando cursos de treinamento profissional, consultoria e realizando projetos elétricos de sistemas fotovoltaicos conectados à rede.

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA – Trajano Viana
Trajano Viana é Diretor da TrajanoViana.com.
O Professor Trajano é Engenheiro Eletricista, Mestre em Tecnologia e Doutor em Engenharia na área de Energia Solar Fotovoltaica. Trabalhou como engenheiro e professor de engenharia elétrica e eletrônica e, desde 2005, trabalha com treinamento, projeto, consultoria, instalação, comissionamento e avaliação de sistemas fotovoltaicos.
Ministrou cursos de treinamento em energia fotovoltaica para empresas e instituições tais como CEMIG (Belo Horizonte e Sete Lagoas); COELBA (Salvador); LIGHT, EPE, ELETROBRÁS (Rio de Janeiro); IDEAAS (Florianópolis); RIMA (Montes Claros); B&Q ENERGIA (Fortaleza); TECNIWER (Jaraguá do Sul); SENAI (Jaraguá do Sul); SUNEDISON (Assu, RN) e AMRJ (Rio de Janeiro). Ministrou também vários cursos de treinamento profissional nas cidades de Recife, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre.
Em 2007 trabalhou na empresa Conergy AG (www.conergy.de) em Hamburgo, Alemanha, desenvolvendo projeto para avaliar a interação entre módulos e inversores fotovoltaicos.
Ministrou palestras em seminários e congressos, nacionais e internacionais, como CBENS (Florianópolis e SP), ecoenergy (SP) e INTERSOLAR (SP), CYTED (Bolívia) e ENUMA (Peru).
Foi professor visitante na Fachhochschule München, Alemanha (1990, 1992, 1998, 1999 e 2000) e, desde 2006, é
• Silver Member da ISES, International Solar Energy Society;
• Membro da ABENS, Associação Brasileira de Energia Solar e
• Membro da Comissão “Sistemas de Conversão Fotovoltaica de Energia Solar” para elaboração de normas ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.
O Professor Trajano iniciou e foi diretor técnico da Elektsolar até julho de 2015.

Energia solar não é o futuro. É o presente.